Contexto do Projeto

Em 2024, liderei um projeto estratégico em uma empresa de financiamento, com o objetivo de compreender em profundidade os perfis, necessidades e dores dos estudantes de Medicina. O desafio era mapear oportunidades para criar soluções financeiras e produtos mais adequados para este público.


Objetivos

  1. Mapear dores, expectativas e necessidades dos estudantes de Medicina e seus fiadores.
  2. Identificar oportunidades de melhoria na experiência da empresa e de novos produtos/serviços.
  3. Compreender as jornadas atuais e desafios que impactam o financiamento.

Metodologia

Utilizamos uma abordagem qualitativa e exploratória, inspirada em princípios de Design Thinking e Discovery:

  • Desk Research: estudo do mercado de educação e de tendências comportamentais do público-alvo.
  • Entrevistas em profundidade: 7 entrevistas com estudantes de diferentes regiões.
  • Etnografia: 4 visitas para observação do contexto real dos estudantes.
  • Grupo Focal: 5 participantes (alunos e familiares) em dinâmica colaborativa.
  • Análise e Síntese: criei um mural com mapas de empatia e agrupamento de insights (affinity mapping) e um relatório executivo com as oportunidades mapeadas.

Principais Insights


Perfis Identificados

  1. Jovens na primeira graduação com apoio familiar
  2. Profissionais em transição de carreira (segunda graduação)

Mapeamento de oportunidades

Seguindo o objetivo do projeto de pesquisa, a partir das entrevistas com estudantes e pesquisas de mercado, fizemos um levantamento de produtos e benefícios que poderiam interessar esse segmento de clientes. Muitas das oportunidades foram, inclusive, sugeridas de forma espontânea por eles.


Impacto do Projeto

  • Criação de um mapa claro de oportunidades que guiou a priorização de iniciativas de produto e negócio.
  • Geração de hipóteses para novos produtos financeiros mais flexíveis.
  • Fortalecimento do entendimento do público para todas as áreas da empresa.

Próximos Passos

  • Quantitativa para mensurar valor percebido das oportunidades.
  • Co-criação com stakeholders para definição de roadmap de produtos.

Competências Demonstradas

  • Planejamento e execução de pesquisa qualitativa.
  • Análise e síntese de dados (affinity mapping).
  • Mapeamento de jornada e identificação de oportunidades.
  • Aplicação de frameworks de Product Discovery e UX Research.

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