Contexto
Dentro da área de produtos de uma empresa de financiamento estudantil, buscávamos evoluir a cultura de produtos através de novos ritos, discussões e mapeamento de processos. As discussões sobre centralidade no cliente e coleta de insights também estavam a todo vapor. Eu tinha em mãos o desafio de identificar como evoluir a maturidade do conhecimento em pesquisa e como tornar insights e dados cada vez mais acessíveis a todas as áreas. Precisei fazer um retrato da área, analisar nosso momento atual e então estruturar algumas iniciativas, dentre elas:
1. Construir de um repositório de pesquisas
2. Construir e acompanhar um Roadmap de Pesquisas
3. Estruturar uma cerimônia de apresentação de resultados de pesquisas de experiência.
Desafio
Incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área de Produtos, assim como a aumentar a visibilidade dos insights dessas pesquisas.
Iniciativa
UX Report:
cerimônia de apresentação de resultados de pesquisa.
Premissa
Relatório conduzido por designers, resumindo diagnósticos de usabilidade, dores do cliente mapeadas nas squads e acompanhamento de métricas de UX.
Os designers foram escolhidos como os protagonistas desse ritual, pois entendemos que poderíamos aumentar a percepção de valor das pesquisas táticas de experiência, e também do profissional designer dentro da área de produtos.
Ainda assim, product managers, que estão sempre lado a lado dos designers nas pesquisas de cada contexto, também eram convidados a apresentar.
Formato
Periodicidade
Ocorria por quarter, para acompanhar as agendas decisórias de OKRs, que guiavam as iniciativas das squads.
Participantes
Todas as tribos/squads da área de Produtos, mas aberto a demais interessados de outras áreas.
Impacto
Maior percepção de valor do esforço e investimento em pesquisa, o que aumentou a frequência com as pesquisas eram executadas. Em 2023, tivemos apenas 11 pesquisas realizadas e documentadas no Repositório de Pesquisa, enquanto em 2024 tivemos mais de 20 pesquisas realizadas, estas com muito mais qualidade e robustez do que as feitas no ano de 2023.
Reconhecimento da área de Design como ponto focal da prática de pesquisa e da voz do cliente. Diversas áreas passaram a nos procurar para apoiá-los na construção de pesquisas com o cliente, principalmente as áreas de Marketing e Comercial.
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