› Contexto

Pesquisa realizada em empresa de financiamento estudantil privado. A empresa trabalha em um modelo B2B2C, onde os clientes B2B são instituições de ensino e os B2B são estudantes das instituições que aderem ao financiamento.
A empresa, cada vez mais abrangente no setor da educação, adquiriu um novo produto: o de financiamento para intercâmbio, contando com agências parceiras para o intermédio com o cliente final. O time responsável por esse produto pelo levantou estatísticas de muitos brasileiros que tentam intercâmbio para a Irlanda e acabam decidindo morar lá. Pensando em evitar riscos para o o negócio, precisávamos mapear como esse processo ocorre, como é a jornada desse aluno junto às agências e qual é o perfil dessas pessoas.

Decidimos então, falar com quem estava em contato com os estudantes e acompanhando suas jornadas e decisões desde o início: as agências de intercâmbio.

› Questões de pesquisa
  • Como identificar o perfil da pessoa que está usando o intercâmbio para mudar de país?

  • Como garantir que teremos o retorno do que foi investido para o estudante?

  • Como é a experiência do aluno que utiliza o financiamento?

› Objetivo principal

Identificar pontos críticos na jornada do aluno que decide ir para Irlanda e mapear os riscos envolvidos no financiamento.

Metodologia

{ 1 } Desk research

Levantamento de notícias e dados sobre a busca de brasileiros por novas oportunidades na Irlanda ou destinos similares.

Vimos notícias e artigos que mostravam que o número de brasileiros na Irlanda havia quintuplicado nos últimos 6 anos, o que corroborou as informações levantadas internamente de que esse seria um destino comum e recorrente para jovens brasileiros. Além disso, vimos que a Irlanda possui uma economia favorável à mobilidade da mão de obra internacional.

Essa etapa de pesquisa serviu para que conseguíssemos fazer um levantamento do contexto geral, para além do financiamento. O “zoom out” é importante para identificarmos como as mudanças no cenário socioeconômico se relacionam com a empresa que presta o serviço em questão.

{ 2 } Grupo focal

“Os pesquisadores geralmente fazem apenas uma pergunta inicial e então observam a discussão e a dinâmica do grupo. Às vezes, um pesquisador atua como moderador, guiando o grupo por um conjunto de perguntas. Em um grupo focal de dupla moderação, um pesquisador facilita o processo enquanto o outro observa as interações entre os participantes.” From: This is service design doing

Participação de colaboradores da empresa de financiamento e de colaboradores da agência de intercâmbio, com mediação realizada pelo time de pesquisa.

A escolha desse método nos fez lembrar de um fator importante: a área de atendimento do cliente B2B, por estar em constante contato com o cliente final, possui uma visão ampla sobre o cliente e suas principais dores e necessidades. Nesse caso, os consultores da agência são capazes de trazer um panorama sobre qual é o perfil das pessoas que buscam o intercâmbio na Irlanda.

› Utilização dos resultados

Melhorias nas estratégias de cobrança e nos requisitos de garantia do financiamento, considerando perfis específicos de estudantes.

Insights
  • Levantamos características comuns para compôr um perfil de estudantes que opta pelo intercâmbio para a Irlanda ou outras jornadas similares;

  • Mapeamos a jornada desses perfis de estudantes, para compreender os principais comportamentos do estudante que deseja conseguir a cidadania;

  • Listamos as principais motivações e obstáculos que esse estudante encontra ao longo do intercâmbio;

  • Compreendemos melhor o papel das agências de intercâmbio nesse contato e orientação com o aluno, para saber até que ponto há visibilidade por parte da agência das intenções e da jornada do estudante;

Aprendizados

É preciso fazer sempre o possível para inserir o cliente no centro de mapeamentos relacionados a jornada e comportamentos. Mesmo que as agências, nesse projeto, tenham sido porta-vozes do cliente final, reconheço que para maior riqueza da síntese dos dados, seria necessária uma triangulação de dados que incluísse diferentes fontes, principalmente a voz dos perfis que precisavam ser mapeados. Obter todos os insights a partir das percepções do nosso cliente B2B tornou a pesquisa prática e ágil, mas superficial.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *