Contexto

Grupo de amigos que gostaria de potencializar a formação em Design na criação e venda de produtos autorais, com foco em moda e acessórios. O sonho grande era conseguir viabilizar um espaço experimental para outros designers também, resgatando a cultura maker, o conceito dos fablabs e o conhecimento compartilhado na indústria criativa. Com pouco investimento inicial, o grande dilema era: por onde começar?

Desafio de Design

Definir um caminho para uma iniciativa de negócio que seja sustentável de acordo com nossas possibilidades atuais

Entregável

Protótipo de serviço

Etapa 1: alinhando expectativas

O que esperamos dessa iniciativa?

Roda de conversa sobre o que o grupo espera construir, quais as expectativas de cada um, quais os medos e ganhos esperados nesse projeto. Esse é um momento em que entramos em contato com o pensamento uns dos outros, antes de iniciar uma jornada de ideação.

É importante que haja uma etapa inicial de alinhamento, para garantir que o grupo de trabalho irá partir do mesmo ponto. Isso evita decepções ao longo da construção e faz com que o grupo esteja mais conectado e em sintonia.

Etapa 2: desenvolvendo as ideias

As possibilidades que já conhecemos: enumerar os caminhos de atuação que já havíamos discutido e trazer nossas percepções (obstáculos x apostas) sobre eles.

Etapa 3: olhando para o mercado

Hora de pesquisar! O que iremos construir? Observar caminhos possíveis e retratos do mercado. Cada um adota um caminho para imergir e pesquisar sobre o mercado daquela área de atuação. Depois apresentamos para o grupo e debatemos sobre. Pontos a pesquisar e registrar: benchmarking + possibilidades de inovação + recursos necessários + oportunidades

Etapa 4: mapeando oportunidades

O que encontramos? Que ideias temos na mesa agora? Quais são as possibilidades de atuação? Vamos pôr todas as oportunidades na mesa e priorizá-las de forma estruturada.

Etapa 5: viabilidades

Tínhamos algumas hipóteses sobre nosso ponto de partida. Inicialmente, queríamos trabalhar com experimentações em resina, pelas infinitas possibilidades que o material oferece e a facilidade de manipulação. No entanto, esbarramos em alguns empecilhos, como a toxicidade do material, falta de espaço físico para armazenamento e produção. Começamos a gerar ideias para adquirir investimentos, como revenda de produtos de fácil acesso e que tivéssemos contatos com fornecedores de confiança ou produções feitas em materiais mais simples e de baixo custo.

Etapa 6: desenvolvimento da ideia escolhida

Avaliamos a oportunidade priorizada de forma criteriosa e discutimos em grupo através do método dos 6 hats, que visa estressar uma mesma ideia sobre 6 pontos de vista diferentes: processos, criatividade, fatos, benefícios, sentimentos e dificuldades.

Etapa 8: desenvolvimento da solução

Vamos desenvolver a ideia que fez mais sentido pra gente! Para isso, utilizamos alguns frameworks que nos ajudaram a pensar:

Trilha da ideia: o que, para quem, onde, para que e como.
5 bold steps: onde queremos chegar e quais são nossos desafios?

Etapa 9: recursos disponíveis

Recursos e competências: o que já temos para começar? Qual poderá ser o papel de cada um nesse projeto, considerando as competências e habilidades individuais?


Next Steps

O que precisamos alinhar para conseguir definir um protótipo de serviço e um modelo de negócio?

Precisamos, agora, levantar dados para estruturar nosso projeto, utilizando as seguintes ferramentas:

1. Análise SWOT
2. Business Model Canvas
2. Cenários: pensando nos nossos futuros clientes

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