O contexto

O problema

Por mais que product managers e product designers realizassem pesquisas com autonomia, não havia um lugar centralizado e nem processos padronizados para a documentação dessas pesquisas. Esse cenário tornava as descobertas invisíveis, já que as squads não tinham como consumir os insights gerados umas pelas outras.

Um repositório é:

“Qualquer plataforma, sistema, drive, database, ferramenta de colaboração, biblioteca ou wiki que armazena dados de pesquisa, anotações, transcrições, imagens, vídeos, gravações, descobertas, insights, reports, meta-dados, etc. para apoiar o consumo e reutilização dos mesmos por toda a equipe.”

Research Ops Community Project

A criação de um repositório focaria, então, em 2 objetivos principais:

  1. Centralizar pesquisas em um só lugar, para que todos tivessem acesso aos resultados.
  2. Criar um espaço de compartilhamento de informações e contribuir para que todos os colaboradores estivessem em consonância sobre as dores do cliente e prioridades do negócio

Premissas

O repositório em sua essência, precisaria seguir alguns princípios, sendo eles:

Acessível:

Possibilitar o acesso a insights de pesquisa é uma ótima forma de derrubar os muros e manter o conhecimento integrado, cross áreas.

Integrado:

Queríamos buscar maneiras de conectar a iniciativa com os principais canais de comunicação da empresa e da comunidade de produtos.

Atualizado:

Precisávamos estabelecer uma periodicidade para a documentação das pesquisas, bem como manter o repositório constantemente atualizado.

Útil

Precisávamos criar um espaço que possuísse informações relevantes aos colaboradores, sendo eficientemente consultivo.

Para seguir essas premissas, algumas decisões foram tomadas pensando na facilidade de uso e na aplicação cotidiana dessa ferramenta no dia-a-dia das squads:

Escolha de uma plataforma habitual: optamos pelo Confluence para criação de um espaço que fosse acessível a todos os colaboradores da área. Essa era uma plataforma já utilizada pelos times.

Facilidade de documentação: Disponibilizamos uma página de template para que o relator da pesquisa registre os principais insights, resumo da pesquisa, assuntos relacionados e página de descrição na squad.

Divulgação de pílulas de conhecimento: compartilhamento de insights via slack, canal institucional de comunicação; divulgação de dados de pesquisa, troca de ideias sobre descobertas, pílulas de conhecimento sobre dados coletados. Conhecimento facilitado seguindo a lógica do conceito de Atomic Research.

Gestão do conhecimento em pesquisa: espaço de conhecimento em metodologia de pesquisa onde os colaboradores poderiam se guiar a respeito de métodos, referências, áreas de pesquisas, boas práticas e afins.

Presença em ritos e canais institucionais: Enviando a proposta para a equipe de Comunicação Interna, conseguiríamos integrar o observatório à esteira de CI. Assim, poderíamos divulgar os principais reports e pílulas nos canais institucionais.

O repositório foi criado dentro do espaço do confluence de Desenvolvimento de Produtos, já utilizado pelos times para documentação de iniciativas e demais temas da área.

Para facilitar o consumo de insights, inserimos um widget de busca na página inicial, onde as pessoas poderiam buscar o tema ou título da pesquisa.

Além disso, os colaboradores eram orientados a utilizar palavras-chaves em suas documentações, possibilitando que um menu fosse gerado automaticamente com essas palavras-chaves.

A ideia era possibilitar uma visualização dos temas de pesquisa disponíveis.


Importante lembrar que na implementação de um novo processo ou ferramenta, é preciso considerar a curva de aprendizado dos nossos usuários. Pensando nisso, estruturei um guia de uso, considerando boas práticas de documentação e também um bom funcionamento do repositório.

Para padronizar a documentação, disponibilizamos um template.

Ponto importante: consideramos que muitos Product Managers já realizavam documentações em outras páginas do confluence, então o foco desse template seria direcionar para esses links e trazer apenas a síntese dos insights (aprendizados de pesquisa).

Uma das páginas do repositório foi dedicada a documentar o fluxo de realização de uma pesquisa de ponta a ponta, desde a decisão de iniciar uma investigação, passando pela documentação e terminando no compartilhamento de insights e utilização dos resultados.


Um repositório contribui também para a evolução da maturidade em metodologia de pesquisa. Levando isso em consideração, criamos uma seção de conhecimento compartilhado, onde compartilhávamos boas práticas na condução de projetos de pesquisa, descrições de métodos, dicas de quando utilizar cada método, etc. Além disso, disponibilizávamos ferramentas como frameworks e templates para ajudar na execução.

#08

Dicas e aprendizados

Comentários

  • aquinocaroline.ca@gmail.com
    Responder

    teste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *