Sessão de cocriação com clientes e colaboradores para a definição de identidade e narrativa de marca.

Contexto

A Scolex é uma nova solução digital da edtech Scolados, criada para estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes. Seu surgimento representa um desafio complexo: como dar vida a uma nova marca que precisa ser lúdica, significativa, conectada às práticas de leitura do público jovem e, ao mesmo tempo, coerente com o ecossistema estratégico da empresa?

Fui convidada pela LOUDR, consultoria de branding e tecnologia, para desenhar e facilitar um workshop de cocriação com múltiplos stakeholders. O objetivo era gerar insumos estratégicos, não só sobre o produto, mas sobre o que essa marca deveria representar simbolicamente para o público. Mais do que validar hipóteses, o desafio era escutar com profundidade e projetar a partir dessa escuta.


Desafio de pesquisa

  • Traduzir simbolicamente a proposta de valor da Scolex com base na escuta ativa de stakeholders diversos.
  • Identificar convergências e divergências entre as visões institucionais, as percepções dos estudantes e o mercado de educação.
  • Construir insumos estratégicos para guiar a criação do posicionamento, tom de voz, narrativa e personagem da marca.
  • Desvendar a relação subjetiva com o ato de ler em um mundo dominado por outras formas de entretenimento.

Abordagem metodológica

Optamos por uma estratégia qualitativa, remota e colaborativa, com múltiplos pontos de escuta e camadas de análise. O projeto foi conduzido em duas frentes complementares:

1. Workshop remoto de cocriação (3h30)

Facilitado por videochamada e com suporte do Mural, reuniu 15 pessoas com perfis distintos:

  • 2 estudantes: representantes do público-alvo final
    A participação foi voluntária e realizada mediante autorização dos responsáveis legais, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
  • Colaboradores da Scolados: responsáveis pela operação e estratégia do produto
  • Educadores, editores e pedagogos: especialistas convidados com visão sistêmica da leitura e da aprendizagem

Dividimos os participantes em três perfis:

  • Construtores (negócio e operação)
    Bagagem: Visão sobre o negócio, objetivos do produto e da marca-mãe.
  • Visionários (educação e cultura)
    Bagagem:Visão macro sobre o aprendizado e sobre o valor agregado desse produto ao ecossistema de educação
  • Representantes (usuários finais)
    Bagagem:Percepção de valor sobre a ideia do produto e níveis de conexão potencial com a marca; ponto de vista do universo estudantil

2. Questionário online com adolescentes

Aplicado de forma assíncrona com adolescentes de 12 a 17 anos, o questionário buscou ampliar a base de percepções individuais sobre:

  • Barreiras e motivações para ler
  • Experiências memoráveis com livros
  • Sentimentos associados à leitura
  • Interesse por elementos como gamificação, socialização e recomendações personalizadas

Etapas do workshop remoto

Momento 0 – Abertura técnica e integração

Ambientação inicial e tutorial leve sobre a plataforma colaborativa. Em seguida, uma dinâmica de contação coletiva de histórias ativou o imaginário e promoveu conexão entre participantes — fundamentais para um processo de escuta simbólica e não defensiva.


Momento 1 – Alinhamento sobre a marca-mãe (Scolados)

Aplicamos uma matriz colaborativa (é / não é / faz / não faz) para entender como os diferentes grupos percebiam a marca principal.
Resultado:

  • Colaboradores internos mostraram um viés mais pragmático, com foco em modelo de negócio.
  • Educadores e estudantes apontaram valores mais aspiracionais, ligados à educação e à transformação social.

Essa tensão nos alertou: a Scolex não poderia ser apenas uma extensão funcional da Scolados — ela precisava de alma própria.


Momento 2 – Análise emocional e racional da Scolex

Inspirados nos Seis Chapéus do Pensamento, os participantes analisaram a Scolex por meio de quatro lentes:

  • Fatos
  • Benefícios percebidos
  • Sentimentos despertados
  • Ideias e sugestões

Achados importantes:

  • Leitura vista como atividade solitária, porém valiosa.
  • Desejo de experiências mais interativas e sensoriais.
  • Interesse por uma leitura mais leve, prazerosa e não-impositiva.

Momento 3 – Entrevistas com estudantes

Em grupos menores, conduzimos conversas semiestruturadas com duas adolescentes, que revelaram percepções muito autênticas sobre a leitura:

  • Leitura como autocuidado:

“É um momento de pausa, que eu posso parar um pouco e focar em uma outra vida.”

  • Falta de pertencimento:

“Sinto que quase ninguém dos meus amigos lê por prazer.”

  • Influência de gênero e tempo online:

“Os meninos estão sempre jogando, não lendo.”

  • Equilíbrio entre disciplina e prazer:

“A escola faz parecer que leitura é só obrigação.”

Essas falas ajudaram a desconstruir suposições adultocêntricas e reconectar a Scolex com o universo simbólico real dos jovens.


Momento 4 – Criação simbólica da marca

Cada grupo foi convidado a imaginar a Scolex como um personagem vivo, com aparência, valores, linguagem e estilo.

Síntese criativa:

  • Os grupos convergiram conceitualmente para o arquétipo do Explorador
  • A marca, enquanto personagem, foi descrita como:
    • Curioso, leve, inteligente e em movimento
    • Um guia que propõe, mas não impõe
    • Mutável, adaptável, conectado à experiência de descoberta

Resultados e entregas

A análise dos dados do workshop e dos questionários resultou em entregas como:

  • Mapa de insights organizados por tema
  • Diretrizes de tom de voz, identidade e narrativa
  • Proposta de posicionamento simbólico (leitura como jornada de amadurecimento)
  • Persona da marca: Lex, o explorador-guia
  • Arquétipo central: Explorador — curioso, livre, engajador

Esses achados subsidiaram o time da Loudr e da Scolados na construção das próximas etapas da Scolex, incluindo branding, conteúdo e experiência de produto.


Minhas contribuições como UX Researcher

  • Concepção metodológica da pesquisa e estrutura do workshop
  • Facilitação remota do processo de escuta e cocriação
  • Condução de entrevistas com estudantes e análise interpretativa
  • Tradução simbólica dos dados em direcionadores estratégicos
  • Consolidação de insights para decisões de marca e produto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *